Exames feitos pela CardialMed

A CardialMed é referência nas áreas de Cardiologia e Alergologia, contamos com equipamentos de última geração para atender nossos pacientes com excelência desde sua chegada.

Fazemos desde o diagnóstico até os exames necessários para sua reabilitação.

Exames disponíveis para a Cardiologia

Sobre o exame

O ecocardiograma ou a ecocardiografia bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração apresentando imagens estáticas e em movimento, do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, pode ser identificado à direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

Para que serve?

Através deste exame, o médico pode avaliar os aspectos anatômicos e funcionais do coração. No aspecto anatômico, permite que seu médico avalie a estrutura das válvulas, cavidades cardíacas, aorta e pericárdio. No aspecto funcional, mostra a "performance" do seu coração, como ele está funcionando, como se comportam os fluxos de sangue dentro do órgão e se existem obstruções e insuficiências nas válvulas, possibilitando que seu médico possa diagnosticar ou excluir problemas cardíacos e doenças que afetam o coração secundariamente

Este exame é freqüentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

Como é feito o ecocardiograma?

Após colocar o paciente deitado, geralmente virado para o lado esquerdo, aplica-se um gel no tórax que se destina a facilitar a transmissão dos ultra-sons, obtendo assim várias imagens do coração através de uma sonda que emite e recebe os ultra-sons. Durante o exame o médico pode pedir para o paciente mudar de posição ou pedir para respirar lentamente ou mesmo suspender a respiração. Estas manobras destinam-se a obter imagens de melhor qualidade que são registradas em papel fotográfico.

Preparo para o exame

Para adultos não é necessária nenhuma preparação para realizar o exame. Mas em crianças pode ser necessário jejum oral de 4 a 6 horas, caso seja preciso realizar uma sedação para evitar agitação permitindo assim uma visualização mais adequada das estruturas cardíacas.

Ecocardiografia Bidimensional com Doppler Colorido

O que é o teste ergométrico

O teste ergométrico ou teste de esforço é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Para que serve?

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar o amplo funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

Como é feito?

São colocados dez eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício. Todos os traçados eletrocardiográficos e as medições da pressão arterial serão registrados antes, durante e depois do exercício.

A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Preparo para o teste ergométrico

• Não utilizar cremes, pomadas ou gel no dia do exame;

• Utilizar durante o exame uma roupa confortável para prática de exercício (agasalho/tênis);

• Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;

• Não fazer o exame em jejum;

• Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol, até 72 horas após o exame, pois pode surgir irritação da pele, no local da colocação dos eletrodos;

• Os medicamentos de uso contínuo poderão ou não ser suspensos de acordo com a finalidade do exame, ou seja, se este é indicado para o diagnóstico ou para avaliação do tratamento.

Teste Ergométrico em esteira

Sobre o Holter

O Holter é um dispositivo que monitora a atividade elétrica cardíaca por 24 horas ou mais.

Para que serve?

Por ter um período estendido de gravação é útil para observar arritmias (palpitações), bloqueio (diminuição na passagem de eletricidade do coração) ou algo que sugira falta de oxigênio, como a angina.

Problemas que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia (ECG).

Este exame é realizado para verificar como o coração responde às atividades normais, ou em alguns casos, à medicação cardíaca. Além disso, pode ser indicado a algumas pessoas após um ataque cardíaco.

Como é feito?

Para realização do exame coloca-se eletrodos (pequenas placas condutoras) no peito, conectados a um pequeno monitor de registro cardíaco (operado com pilhas) que pode ser carregado em um bolso ou em uma pequena bolsa pendurada ao pescoço. A atividade cardíaca é registrada geralmente por um período de 24 horas; a pessoa, por sua vez, deve fazer um registro de suas atividades nesse período chamado de diário. Deve inclusive realizar suas atividades normais. Essas informações serão utilizadas pelos médicos e técnicos para rapidamente selecionar, no meio da grande quantidade de dados registrados pelo monitor, áreas de interesse para análise do traçado eletrocardiográfico.

Após a análise, o relato da atividade cardíaca é tabulado e é feita uma correlação da atividade cardíaca irregular com as atividades. Em alguns monitoramentos por Holter, solicita-se que a pessoa ative manualmente um registro se perceber algum sintoma como palpitações, dor no peito ou ritmos irregulares.

Preparo para utilizar o monitor holter

Não é necessária nenhuma preparação especial para o exame. O monitor de registro é ligado pelo médico e são dadas instruções para a pessoa recolocar os eletrodos caso se soltem. Também são dadas instruções de como a pessoa deve anotar suas atividades no diário.

holter 24horas

Sobre o M.A.P.A.

M.A.P.A. é uma técnica que realiza medidas múltiplas e indiretas da pressão arterial que podem ser obtidas durante 24 horas ou mais consecutivas, durante as atividades diárias do paciente.

Para que serve?

Utiliza-se essa técnica para obter uma curva representativa das variações na pressão arterial, em determinado período, faz com que se possa ter uma visão dinâmica e não apenas uma observação somente do instante em que foi medida a pressão arterial.

Além de permitir o estudo do padrão normal de pressão arterial, as lesões em órgãos alvos decorrentes da hipertensão, o prognóstico de eventos cardiovasculares e a análise da eficácia das drogas anti-hipertensivas.

Como é feito?

O teste é realizado através de um dispositivo colocado na cintura, que irá inflar uma bolsa de borracha (chamada de manguito), a qual será instalada no braço do paciente.

As medidas da pressão arterial serão realizadas a cada 15 ou 20 minutos durante o dia, e a cada 20 ou 30 minutos durante a noite. As medições realizadas serão armazenadas no dispositivo localizado na cintura, esses dados serão transferidos para um programa de computador, o qual permite realizar sua análise.

Durante o período do exame o paciente deverá preencher um diário informando todas as atividades realizadas, incluindo também o horário das medicações rotineiras ou não.

Preparo para o exame M.A.P.A.

Não é necessária nenhuma preparação especial para o exame, apenas recomenda-se que o paciente tome banho antes de colocar o aparelho, pois durante seu uso não poderá retirá-lo até o retorno marcado. Todas as instruções serão passadas pelo seu médico tanto o modo de proceder com o aparelho como também o modo de preencher suas atividades no diário.

Lembre-se de levar a lista de medicamentos em uso e a dose ministrada para o médico avaliar junto ao exame.

M.A.P.A. - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

Sobre o exame de Doppler Colorido

O Doppler é um ultrassom especial utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo dos pacientes e diagnosticar eventuais alterações no fluxo arterial ou venoso. O computador converte a onda sonora em cores para ver a imagem do vaso e representar a velocidade e direção do fluxo sanguíneo através do vaso.

Para que serve?

O Scan, outro nome para o Doppler ultrassom, ilustra para o médico informações sobre os vasos sanguíneos e sobre o que passa através deles sendo indicado para avaliar problemas dentro de veias e artérias. Os lugares onde o estudo Doppler é mais utilizado são: cabeça e pescoço (tireoide e paratireoide), mamas, pelve feminina (útero e ovários) e masculina (próstata), bolsa escrotal, abdome e membros.

Como é feito?

Depois de posicionar o paciente na mesa, o médico irá aplicar um gel sobre sua pele, para estabelecer um contato entre a pele e o transdutor. Isto assegurará a livre passagem das ondas sonoras. O transdutor é apertado firmemente sobre a pele e é movido de um lado para outro, para se obter imagens completas das áreas de interesse.

O exame é usualmente indolor, podendo haver algum desconforto decorrente da pressão do transdutor sobre a pele ou de posições um pouco incomodas, que serão necessárias para a realização do exame. Por isso o paciente deverá permanecer relaxado e tranquilo durante o exame.

Preparo para o Doppler Colorido

Somente para o ultra-som de abdome, vias urinárias e artérias renais: Jejum de 06 (seis) horas antes do exames, Tomar 30 (trinta) gotas de LUFTAL na noite anterior ao exame e mais 30 (trinta) gotas no dia do exame, Tomar bastante água (pelo menos 04 copos) 30 minutos antes do exame.

Doppler colorido de carótidas e artérias vertebrais

O que é o exame de ECG

O eletrocardiograma (ECG) é um exame médico, onde é feito o registro da variação dos potenciais elétricos, gerados pela atividade elétrica do coração.

Para que serve?

É utilizado para indicar a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos. Também indica a posição das câmaras cardíacas, e se existe aumento de uma ou de mais de uma delas. Com isso, o médico poderá avaliar o padrão dos sinais elétricos cardíacos, que se alteram na presença de muitas doenças.

Como é feito?

O paciente deve estar calmo e descansado há pelo menos 10 minutos, e sem ter fumado há pelo menos 40 minutos. Pergunta-se ao paciente sobre o uso de medicamentos, atuais ou passados.

São colocados eletrodos na parede torácica anterior, nos punhos e tornozelos. Para melhor transmissão dos impulsos elétricos através da pele, aplica-se um gel especial.

Estes eletrodos são conectados a fios, ligados ao aparelho, que irá registrar os impulsos elétricos do coração. O traçado do registro propicia ao médico 12 visões distintas da atividade elétrica do coração; o registro que foi enviado ao aparelho é impresso em papel, para ser interpretado pelo médico.

Preparo para o exame ECG

Este exame não exige preparo especial, a menos que o profissional médico lhe dê orientações específicas.

ECG - Eletrocardiograma

Central de Atendimento

Seg à Sex 08hs às 18hs