Algumas mudanças no organismo acontecem naturalmente com o envelhecimento, o que pode fazer com que algumas doenças se desenvolvam, principalmente após os 60 anos de idade. No Brasil, sete a cada dez idosos têm pelo menos uma doença crônica, como a diabetes e a pressão alta. Veja algumas doenças comuns e idosos e o que elas podem causar.
Algumas doenças comuns em idosos
Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no país – com cerca de 1,1 mil óbitos por dia. Sedentarismo, má alimentação, diabetes, tabagismo, estresse, consumo excessivo do álcool e hereditariedade são alguns fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. Infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão e doenças isquêmicas do coração são alguns dos problemas cardiovasculares mais comuns em idosos. Alguns sinais e sintomas de doenças cardiovasculares em idosos podem ser:
- Falta de ar, mesmo estando em repouso;
- Sonolência e confusão mental;
- Dor no peito;
- Sensação de queimação, aperto ou peso no peito;
- Inchaço nas pernas;
- Tosse persistente;
- Palpitações.
Doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica é o nome dado a um conjunto de doenças que causam o bloqueio persistente das vias aéreas. As mais comuns são o enfisema pulmonar e a bronquite obstrutiva crônica, desenvolvidas principalmente pelo hábito de fumar, exposição prolongada à poluição e infecções pulmonares repetitivas. Alguns sinais e sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica em idosos podem ser:
- Tosse persistente com secreção;
- Falta de ar durante atividades do dia a dia;
- Sibilos – sons semelhantes a assovios ou chiados ao respirar.
Diabetes
A diabetes acontece quando a taxa de glicose (açúcar) no sangue está mais alta que o normal. A prevalência da doença em idosos no Brasil é de mais de 20%. Se não controlada, a diabetes pode causar complicações nos rins, nervos e retina, prejudicando a visão. Os principais tipos da doença são a diabetes tipo 1 – que é hereditária e pode se manifestar em qualquer momento da vida – e a diabetes tipo 2, relacionada a hábitos de vida pouco saudáveis e à obesidade. Alguns sinais e sintomas da diabetes em idosos podem ser:
- Aumento da sede e da fome;
- Cansaço;
- Visão embaçada;
- Formigamento nos pés;
- Dificuldade na cicatrização de machucados;
- Aumento no volume da urina ou vontade de urinar frequentemente;
- Infecções frequentes;
- Perda de peso sem causa aparente.
Demência
A demência é o termo usado para definir os sintomas de um grupo de doenças que causam degeneração neurológica progressiva. Essas doenças afetam a capacidade da pessoa de realizar atividades do dia a dia, e também o comportamento, sentimentos e relacionamentos. Entre as condições mais comuns em idosos estão a doença de Parkinson e de Alzheimer. Os sinais e sintomas de demência em idosos podem começar sutis e piorar ao longo do tempo. Eles podem ser:
- Comportamento inapropriado para situações;
- Mudança na personalidade;
- Perda de memória;
- Dificuldade para se comunicar;
- Dificuldade em fazer tarefas habituais do cotidiano.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença crônica progressiva que diminui a densidade dos ossos, fazendo com que fiquem mais fracos e suscetíveis a fraturas. Isso acontece porque a doença provoca a diminuição do cálcio e outros minerais. A osteoporose é mais frequente em mulheres na fase pós-menopausa, mas também pode afetar os homens. Normalmente, a doença é silenciosa, mas alguns sinais e sintomas da osteoporose podem ser:
- Perda da altura ao longo do tempo;
- Postura encurvada;
- Dores nas costas causadas por fratura;
- Ossos que se quebram com mais facilidade em esbarrões e quedas.